sábado, 8 de março de 2008

Meus oito anos



Oh ! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais !
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras,
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais !
Como são belos os dias
Do despontar da existência !
- Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é - lago sereno,
O céu - um manto azulado,
O mundo - um sonho dourado,
A vida - um hino d'amor !
Que auroras, que sol, que vida,
Que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar !
O céu bordado d'estrelas,
A terra de aromas cheia,
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar !

Oh ! dias da minha infância !
Oh ! meu céu de primavera !
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã !
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha irmã !
Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
Da camisa aberta o peito,
- Pés descalços, braços nus
-Correndo pelas campinas
À roda das cachoeiras,
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis !
Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo,
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar!
Oh ! Que saudades que tenh
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais !
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras,
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais !

domingo, 2 de março de 2008

Quem sou eu?

Nado Brito, não um nome, mas uma apelido simples, objetiva que expressa exatamente aquilo que sou, exatamente como eu quero que você me conheça. Não há muito o que dizer, o que saber a meu respeito, trata-se de um utópico incorrigível que apanhou muito da vida, mas que acredita que quando se sabe onde vai todo vento ajuda.A intenção é viver um instante de cada vez, sem pressa, aproveitando cada situação, cada momento da melhor forma possível, buscando ser humilde quando vitorioso e forte quando vencido, encarar a vida sempre de frente, lutando pelo que acredito, sabendo entretanto que meus direitos terminam quando os do próximo começam.Há sim! Sou um ser humano e como tal não sou perfeito, assim, imperfeições de fábrica são freqüentes, comuns, fáceis de serem encontradas, mas difíceis de serem resolvidas, cabe a todos que me conhecem a missão de tentar descobrir quem se sobressaem se minhas qualidades ou se minhas falhas...Sempre acreditei que é observando que se aprende, que antes mesmo de aprendermos a falar, necessitamos primeiramente aprendermos a ouvir , por isso falo pouco acredito que saber ouvir é mais saber!Sei já ouvir, já ouvir muita coisa ao logo da minha vida, dessa fusão auditiva me tornei o que sou hoje, talvez não seja ainda o que realmente pretendo ser, talvez ainda não tenha conquistado nada do que quero, do que procuro, mas o pouco que tenho e que ouso chamar de meu é o que me motiva a correr atrás do que falta, não me preocupo muito com tristezas, com problemas, me preocupo apenas em como ser feliz, para isso busco primeiramente a Deus pois diante dele tudo que por exagero chamo de problemas simplesmente desaparecem!Caro amigo (a), talvez eu nem o (a) conheça, mesmo assim estou lhe dando a oportunidade de fazer mais uma amizade, agora me desculpe pois já não sei mais o que posso lhe dizer peço que me fale um pouco de você.

Por baixo do pano

A banalidade cada vez mais toma conta do país onde os problemas são tratados como se não existissem como acontecimentos de pouca importância resultante do cotidiano e como se só dele dependesse sua resolução. O regime capitalista se generalizou, se integrou a política e suas formas de governar, como também as formas de viver das pessoas, com isso se tornou praticamente impossível alguém dentro da sociedade não seguir essa regra, que não siga seus ideais e princípios retorcidos na hora de iniciar um mandato político por exemplo e que não faça deste um meio de fazer fortuna usando seus benefícios em favor próprio.
Leis que inibem a corrupção de fato existem, e não são poucas, bem como de combate a violência, fome, miséria entre tantas outras debilidades que juntas transformam a vivencia num verdadeiro caos. O regime governamental que impõe as leis e nos obriga a segui-las ao mesmo tempo que diz se preocupar com o futuro do país não mais das vezes não se lembra nem ao menos de uma destas inúmeras leis quando se vêem diante das verbas publicas que deveriam contribuir para restauração da sociedade e acabam em alguma conta fantasma num paraíso fiscal e quando alguém os enquadra dentro de um artigo de uma destas leis é logo levado pela ganância a fechar os olhos para o problema influenciado pela tentação de obter uma fatia do “bolo.”
Leis? Estas existem ate demais, leis que se seguidas talvez transformassem o nosso país em algo melhor, mas esquecidas como estão se tornam apenas num amontoado de papeis e palavras que muito dizem mais que na pratica não significam nada. No entanto descobrimos a existência de leis fortes, imponentes, isso quando vamos contra os interesses dos dominantes, ai descobrimos a existência de leis fundamentais a nossa sobrevivência como a lei do silencio, do não vi, do não sei...
Que país é esse? É a pergunta que não que cala, sei apenas que é um país imenso, lindo, repleto de condições favoráveis ao desenvolvimento do seu povo, o país do futebol, das grandes descobertas a exemplo do biodiesel. Apresentei-lhes o lado de cima do pano, levante-o e olhe sob ele, agora se me permite um ultimo conselho “olhe com cuidado!”

Educação, sociedade, emprego e a luta por um lugar ao sol

Um jovem ainda confuso diante dos problemas da vida; alias quem não fica confuso diante de tanta incerteza, de tanta insegurança já dizia minha avó Anízia. Bem, como ia dizendo, o jovem abandonou a escola para trabalhar no roçado do seu pai, o rapaz de nome Fernando não aquentava mais ouvir seu Arnaldo (pai) o chamar de vagabundo, dizendo-lhe constantemente que escola é coisa para quem não tem o que fazer para quem não sabe o que é a vida, que aprendizado bom é aquele que se aprende na roça, no cabo da enxada e é lá que se tira o diploma que todo homem precisa ter; diploma de homem trabalhador. Arnaldo tinha uma visão distorcida da função da escola na vida do seu filho, visão está criada aparte do modo de criação o qual foi submetido. A sociedade por sua vez o impôs esse entendimento através dos acontecimentos no decorrer de sua vida, mudar a opinião deste homem rústico, matuto é uma tarefa praticamente impossível a essa altura da vida ir contra seus princípios e convicções é o mesmo que confrontar-se com um vespeiro em fúria, assim foram inúteis as tentativas de dona Neuza mãe de Fernando e esposa de Arnaldo de dar uma educação de qualidade ao seu filho, pois não conseguia primeiramente convencer seu esposo da necessidade do estudo na vida e no futuro de Fernando.
Assim como Arnaldo a sociedade possui suas formas de manipulação, no exemplo citado acima o pai teve participação decisiva na falta de formação do filho impedindo-o de estudar, a sociedade por sua vez é injusta e desiguale exerce influencia direta na vida de todos nós e essa interferência social se reflete também na educação. Oferecer uma educação de qualidade a todos sem distinção é o mesmo que dizer que todos somos iguais diante dos homens, todos somos portadores de direitos equivalentes e que exercemos livremente estes direitos. Pena, mas na pratica não é bem assim que as coisas acontecem o que se percebe claramente são as divisões classiais da sociedade e se tratando de educação qualidade e privilegio de poucos dos burgueses da questão, enquanto a base desta pirâmide injusta se contenta com as sobras, com os restos o qual ainda ousam classificar de educação de qualidade para todos, assim educação e sociedade tornam-se o reflexo, retrato fiel uma da outra!
A educação é produto do meio, suas normas e formas de aplicação são ditadas pela elite em favor quase que dele mesma, torná-la justa, melhor e eficiente é o mesmo que dar que dar a todos oportunidades iguais, porem sendo todos iguais em que um rico seria diferente de um pobre, qual seria a diferença entre os que possuem e os que não possuem fortuna se nem sua educação e diferente? Com isso presumo que mexer, reformular a educação antes de qualquer coisa exige a implantação de um novo modelo social aonde o capital financeiro não venha na frente dos direitos e das necessidades básicas da população, onde os seus recursos não sejam movidos apenas em favor de alguns. Porque a base fundamental para que todo e qualquer individual venha a ter um futuro promissor sem duvidas é construída na escola, daí a importância de uma boa instituição de ensino na vida de todos nós. O estudo é o diferencial, peça chave na busca por um emprego onde se exige cada vez mais do candidato a uma vaga alem da escolaridade normal, nível superior. Uma vez que a escola não consegue preparar o aluno para esta verdadeira batalha trabalhista este se vê desprovido de recursos se tratando de conhecimento para levar adiante suas perspectivas.
Estudo numa escola publica e como tal não possui os mecanismos necessários para oferecer uma educação e excelência aos seus alunos, mesmo assim, dentro de suas limitações possibilita a todos que se dispõe a seguir em frente e superar adversidades a oportunidade de crescer um pouco mais e caminha na direção do futuro visado, sobretudo motivar o aluno a batalhar pelos seus sonhos, seus objetivos.
As limitações de uma forma geral impedem ou no mínimo dificultam um pobre de ter perspectivas positivas, mesmo que para o futuro, às vezes quando consigo me esquecer das dificuldades percebo que adoraria cursa uma faculdade de educação física e um dia quem saber poder trabalhar com a garotada ensinando-lhes maneiras saudáveis de viver, porem
Logo desperto para a realidade e me dou conta de que as oportunidades são poucas quase remotas e que para chegar a cursa uma faculdade um dia preciso deixar o sonho de lado e procurar ganhar a vida mesmo que seja como encanador, pedreiro, pintor, trabalhador rural e entre outros, pelo menos ainda não se exige nível superior para exercer tais atividades , pelo menos onde moro. É, o problema é saber que não sou o único a enfrentar, a está nesta situação, o problema é saber que emprego no Brasil se transformou em demanda nacional, necessidade de infinita maioria da população, só me resta procurar aproveitar da melhor forma possível as oportunidades que a vida venha a oferecer, só me resta valorizar um pouco mais o meu colégio, o estudo tentando superar suas carências, procurando fazer dos fracassos, dos tropeços razoes para tentar construir acertos.





As dores do mundo ou as dores do homem?

O desrespeito ao meio ambiente por parte do homem tem desencadeado uma serie de problemas que geram e que agravam cada vez mais a situação climática e o desgaste físico do planeta. A terra possibilita ao homem os mecanismos necessários a sua sobrevivência, dando-lhes ainda abrigo e proteção, a nós seres humanos cabia-nos apenas a missão de não danificá-lo, assim assumiríamos nossa posição de seres conscientes que somos pendentes do bem esta do planeta pois dele depende também o nosso. Como resultado de tudo isso vivemos hoje uma época que se exige a criação de métodos emergenciais de redução e combate as agreções ao meio ambiente por isso o homem tem buscado substituir métodos de produção procurando reduzir assim a poluição hídrica e do solo através da reciclagem, outra necessidade importante é a dimuição, erradicação de emissão de gases poluentes na atmosfera para isso se faz necessário conhecer os recursos naturais isso possibilitara organizar e modificar principalmente o sistema energético, destacando dentre as fontes mais importantes de energia o petróleo como principal vilão se tratando de poluição do ar.
A exploração predatória dos recursos naturais tem dificultado, tem sido um problema comum atualmente, cada vez mais cresce o numero de áreas desmatadas que desprotegidas se tornam sujeitas a erosão, a perda de nutrientes e a conseqüente desertificação. A escassez de água em algumas regiões, o enfraquecimento de importantes bacias fluviais ou a extinção de outras, a limitação do petróleo e a sua grande capacidade de poluir a ambiente, o grande risco oferecidos pelas termos-nucleares e a crescente consciência e interesse ambiental por parte dos cidadãos devido a problemas como efeito estufa resultante do aquecimento global tem voltado as atenções do mundo para a busca de novas fontes de energia que venha a curto prazo pelo menos a amenizar o problema, formas estas baseadas em recursos renováveis e de baixo teor de poluição.
Com isso novas fontes de energia estão surgindo a exemplo do biodisio produzido no Brasil e ainda a popularização e ampliação de fontes eólicas e solares como novos recursos na busca por energia de qualidade e que não prejudique o maio natural. A exploração dos recursos renováveis tem como função principal reduzir drasticamente a emissão de gases poluentes que são lançados em grandes quantidades diariamente na atmosfera e com isso amenizar o impacto, os danos causados por estas substâncias ao ambiente e a nós seres humanos. Eliminando os recursos não renováveis e substituído-os por fontes renováveis e livres de poluição significa dar um importante passo rumo a reestruturação natural, dando a entender que quando se tem vontade e interesse se pode fazer muito e quando de trabalha em conjunto em prol de uma causa se pode ainda mais. Preservar o meio ambiente tornou-se papel importante na vida de todos nós e crescente demanda por fontes tecnológicas e energéticas renováveis só fazem confirmar o que há muito tempo, mas que por displicência só nos tocamos agora devido a pressão exercida pelas circunstâncias climáticas as quais estamos enfrentado.
A sociedade por sua vez conscientizando-se do problema, da necessidade de preservação do meio ambiente devia procurar informa-se e a parti de iniciativas particulares e individuais daríamos um importante passo rumo à reabilitação do planeta, pois a solução dos nossos problemas depende mais da vontade popular que governamental, caso as duas forças atuem em conjunto certamente haverá resultados favoráveis, avanços significativos em curto espaço de tempo. O ser humano destrói a natureza pensando unicamente em si mesmos, às vezes por pura ganância abusam, extrapolam sem pensar nas conseqüências, sem pensar em nada alem do lucro que terão, alem de enriquecer a qualquer custo. Se ate os dias atuais o homem destrói a natureza por falta de consciência ambiental, agora terá que aprender a preserva a qualquer custo. Caso ainda queira continuar vivendo, sobrevivendo sobre a terra, deve lembrar que as dores do mundo também são suas.

Feona



Num reino distante chamado, paraíso, nasceu uma jovem que ao contrario ao local onde nascera não tinha nenhuma beleza física. Seu nome era feona e desde que deu deus primeiros sinais de vida já provocou sérios problemas para seus pais Dona Maria Bonita e o Senhor Bonito. O reino era todo ele repleto de coisas bonitas, perfeitas e não se admitia nada que fugisse a essa regra, assim logo que Dona Maria Bonita percebeu que sua filha não era tão linda quanto ela procurou esconde-la das autoridades reais temendo ser expulsa do reino junto com sua família.
O tempo passava e cada vez mais feona ficava mais feia e se tornava mais difícil de seus pais esconde-la e evitar que seus vizinhos ou ate mesmo as autoridades a descobrissem. Porém um dia Dona Maria Bonita decidiu buscar uma solução para o problema da filha, para isso reuniu seus amigos mais próximos e para eles revelou a existência de sua filha, difícil mesmo foi controlar o espanto, o repudio das pessoas ao avistar Feona, todos permaneceram imóveis amedrontados diante de tanta feiúra. Depois dos ânimos postos no lugar Dona Maria Bonita implorou todos que a ajudasse na resolução do problema, seus amigos apesar de ainda muito assustados decidiram ajudá-la, foram muitas propostas e soluções mirabolantes ate que Dona Terezinha avó de Feona revelou a existência de um suposto príncipe chamado Encanto que tinha o dom de fabricar uma porção capaz de transforma qualquer pessoa feia, ate mesmo feona numa mulher linda.
Seu Bonito se encarregou de ir a procura do príncipe Encanto e logo no dia seguinte saiu a sua procura. Viajou muito ate um outro reino distante e finalmente encontrou o príncipe que de fato fabricava a tal porca milagrosa. O príncipe morava num castelo maravilhoso, tão grande e tão perfeito quanto ao do reino Paraíso, no entanto de encanto o príncipe só tinha o nome, pois se tratava de um baixinho, rude, ignorante e tão feio quanto Feona. Depois de muita conversa e maus tratos sofridos por Seu Bonito ele conseguiu obter a tal porção que salvaria sua filha. O príncipe Encanto se trancou em seus aposentos e quando voltou trouxe com sigo uma maça e deu a Seu Bonito e o orientou para que fizesse com que Feona a comesse , seu Bonito voltou todo satisfeito ao reino Paraíso e ao chegar em casa tratou logo de seguir as orientações do príncipe, porem quando Feona mordeu a maça começou a tossir, ficou vermelha e desmaiou, minutos depois acordou apresentado os mesmos sintomas e continuava feia como sempre e não comia nem bebia.
Desesperado seu Bonito procurou novamente o príncipe Encanto e contou-lhe o tinha acontecido, o príncipe imediatamente apanhou seu cavalo e junto co seu Bonito retornaram ao reino Paraíso, no entanto como estavam com muita pressa não tomaram nenhum cuidado ao entrar no reino, assim logo a feiúra do príncipe encanto chamou a atenção dos guardas reais. Ao chegar na casa de seu Bonito o príncipe matuto entre uma ofensa e outra deu um sopapo nas costas de Feona que ao receber a pancada cuspiu longe um enorme pedaço de maça e continuou tossindo e os pingos de saliva que saia da boca formou uma nuvem que envolveu ela e o príncipe encanto enquanto isso os guardas do invadia a casa a procura do feio que havia invadido o reino e deram de cara com aquele nevoeiro.
Quando a nuvem baixou o príncipe encanto tinha se transformado num verdadeiro príncipe encantado lindo, educado e generoso e feona havia se tornado a mulher mais linda de todo o reino paraíso, com isso os soldados não tiveram mais motivos para prende-los . por fim o príncipe Encanto casou-se com Feona estavam apaixonados, particularmente o príncipe estava também agradecido porque tentando fabrica a porção da beleza tinha acabado por acidente ficado feio e tentando ajudar uma feia acabou recuperando seu beleza.

Moral,

Diga um não a soberba e um sim a solidariedade!

Bicho homem

Ao longo dos séculos
Traçamos nosso caminho
Crescemos juntos
Não se vivia sozinho.

Éramos solidários
Companheiros, irmãos
Entre nós havia amor
Entre todos havia compaixão.

As pessoas não se trancavam
Não procuravam se esconder
Elas não se afastavam
Pra se proteger.

Pois sempre fomos gente
Nunca fomos animais
Como explicar porque agimos
feito seres irracionais.

Animais inferiores se unem
Vêem no outro um amigo
Humanos se matam
Vêem no outro um inimigo.

Humanos são cruéis
Infiéis, inconseqüentes
Deviam viver como irmãos
Vivem como concorrentes.
Humanos vivem em guerra
Num regime sangrento
A paz foi esquecida
Por este ser violento.

Fraco de espírito
Que não sabe o que fazer
Quando conquista, quando possui
Os benefícios do poder.

Incapaz de se comover
De auxiliar o pobre
O dinheiro o fez orgulhoso
O fez também nobre.

Nobre de nobreza
Não de generosidade
Humilde não por compaixão
Só às vezes por necessidade.

É o lema deste ser
Falso, interesseiro
Que faz tudo por si mesmo
Tudo pelo dinheiro.

Qual será o destino
O rumo tomado
Se não repensarmos atitudes
Se tudo não for mudado.

Se não pensarmos nas crianças
Nos pobres nos inocentes
No auxilio aos mendigos
Aos idosos, aos indigentes.

Se não se combater as injustiças
Desse sistema desigual
Que sufoca que provoca
A desigualdade social.

Que não cria opções
Formas de sobrevivência
Que incentiva que resulta
No aumento da violência.

Muitas são as famílias
Que não têm o que fazer
Que por falta de trabalho
Não têm o que comer.

Os filhos nas sinaleiras
Pedem sem parar
Roubam e às vezes matam
Tudo pra se sustentar.

Seus pais estão no tráfico
Não apena por gosto
A polícia os persegue
Porque droga não paga imposto.

No comando um governo
Diante de um problema sem solução
Pra piorar ainda temos
Uma tal de corrupção.

Difícil é encontrar
O motivo, a razão
Alguém pra apontar
Pra dizer a solução.


Mudar não é fácil
Nem existe uma receita
Que elimine por inteiro
Os problemas do planeta.

Não da mais pra adiar
Pra buscar uma solução
Que nos permita sair
Desta situação.

É preciso se combater a violência
Buscar também a paz
Mas sem combater a corrupção
Sem mudarmos, jamais!

É preciso consciência
Mobilidade, atitude
Pra que tudo se transforme
Pra que tudo um dia mude!

Moral,

O homem tem deixado de lado quase tudo, ignora a violência que a cada dia amedronta e matem as pessoas presas dentro de suas casas. O meio de comunicação a cada dia que passa mostra jovens e crianças roubando, matando, se prostituindo por falta de oportunidade de ir a uma boa escola, de constituírem uma boa formação e conseqüentemente não precisarem tais atitudes em nome da sobrevivência. Por outro lado grande parte da população sofre com problemas relacionados a seca, a saúde, a fome e a cada dia cresce o numero de vitimas da AIDS e tantas outras epidemias que se alastram dentre a humanidade.
A ganância individual de alguns não deixa espaço nem para o cuidado com o meio ambiente, assim a maioria das nossas matas e reservas naturais diminuem, desaparecem, espécies animais e vegetais somem, se extinguem. O maio natural pede socorro e da sinais de colapso em forma de tempestades arrasadoras, chuvas freqüentes no verão e sol intenso no inverno, debilidade que se traduz por fenômeno ainda maior chamado aquecimento global.
Entretanto nada disso faz com quer o homem pare e repense suas atitudes e perceba que antes de interesses individuais necessitamos sim de atitudes coletivas para que no futuro as próximas gerações possam desfrutar de dias melhores. A menos que se prefira mais uma vez ignorar, pensar que bala perdidas, guerras em favelas, facções criminosa e entre nações são acontecimentos banais por isso sem importância, imaginar que é só fechar os olhos que as coisas vão se resolver,mas ate que ponto as coisas precisam chegar, o que mais precisa acontecer para que finalmente possamos entender que apesar de termos surgido na terra a milhares de anos, apesar disso, ainda não aprendemos a viver!