domingo, 2 de março de 2008

As dores do mundo ou as dores do homem?

O desrespeito ao meio ambiente por parte do homem tem desencadeado uma serie de problemas que geram e que agravam cada vez mais a situação climática e o desgaste físico do planeta. A terra possibilita ao homem os mecanismos necessários a sua sobrevivência, dando-lhes ainda abrigo e proteção, a nós seres humanos cabia-nos apenas a missão de não danificá-lo, assim assumiríamos nossa posição de seres conscientes que somos pendentes do bem esta do planeta pois dele depende também o nosso. Como resultado de tudo isso vivemos hoje uma época que se exige a criação de métodos emergenciais de redução e combate as agreções ao meio ambiente por isso o homem tem buscado substituir métodos de produção procurando reduzir assim a poluição hídrica e do solo através da reciclagem, outra necessidade importante é a dimuição, erradicação de emissão de gases poluentes na atmosfera para isso se faz necessário conhecer os recursos naturais isso possibilitara organizar e modificar principalmente o sistema energético, destacando dentre as fontes mais importantes de energia o petróleo como principal vilão se tratando de poluição do ar.
A exploração predatória dos recursos naturais tem dificultado, tem sido um problema comum atualmente, cada vez mais cresce o numero de áreas desmatadas que desprotegidas se tornam sujeitas a erosão, a perda de nutrientes e a conseqüente desertificação. A escassez de água em algumas regiões, o enfraquecimento de importantes bacias fluviais ou a extinção de outras, a limitação do petróleo e a sua grande capacidade de poluir a ambiente, o grande risco oferecidos pelas termos-nucleares e a crescente consciência e interesse ambiental por parte dos cidadãos devido a problemas como efeito estufa resultante do aquecimento global tem voltado as atenções do mundo para a busca de novas fontes de energia que venha a curto prazo pelo menos a amenizar o problema, formas estas baseadas em recursos renováveis e de baixo teor de poluição.
Com isso novas fontes de energia estão surgindo a exemplo do biodisio produzido no Brasil e ainda a popularização e ampliação de fontes eólicas e solares como novos recursos na busca por energia de qualidade e que não prejudique o maio natural. A exploração dos recursos renováveis tem como função principal reduzir drasticamente a emissão de gases poluentes que são lançados em grandes quantidades diariamente na atmosfera e com isso amenizar o impacto, os danos causados por estas substâncias ao ambiente e a nós seres humanos. Eliminando os recursos não renováveis e substituído-os por fontes renováveis e livres de poluição significa dar um importante passo rumo a reestruturação natural, dando a entender que quando se tem vontade e interesse se pode fazer muito e quando de trabalha em conjunto em prol de uma causa se pode ainda mais. Preservar o meio ambiente tornou-se papel importante na vida de todos nós e crescente demanda por fontes tecnológicas e energéticas renováveis só fazem confirmar o que há muito tempo, mas que por displicência só nos tocamos agora devido a pressão exercida pelas circunstâncias climáticas as quais estamos enfrentado.
A sociedade por sua vez conscientizando-se do problema, da necessidade de preservação do meio ambiente devia procurar informa-se e a parti de iniciativas particulares e individuais daríamos um importante passo rumo à reabilitação do planeta, pois a solução dos nossos problemas depende mais da vontade popular que governamental, caso as duas forças atuem em conjunto certamente haverá resultados favoráveis, avanços significativos em curto espaço de tempo. O ser humano destrói a natureza pensando unicamente em si mesmos, às vezes por pura ganância abusam, extrapolam sem pensar nas conseqüências, sem pensar em nada alem do lucro que terão, alem de enriquecer a qualquer custo. Se ate os dias atuais o homem destrói a natureza por falta de consciência ambiental, agora terá que aprender a preserva a qualquer custo. Caso ainda queira continuar vivendo, sobrevivendo sobre a terra, deve lembrar que as dores do mundo também são suas.

Um comentário:

Biah e Lynne disse...

Gostei muitoo do seu textuu...
Tbm pensi como vc...mas são raras as pessoas q pensam assim, mas os poucos q pensam já ajudam muitu a melhorar um pouquinho o mundo e a sociedade q vivemos, sociedade essa q ñ tá nem aí pro mundo em q vive...

Na verdade as Dores do Mundo, tbm são as Dores do Homem...