domingo, 2 de março de 2008

Educação, sociedade, emprego e a luta por um lugar ao sol

Um jovem ainda confuso diante dos problemas da vida; alias quem não fica confuso diante de tanta incerteza, de tanta insegurança já dizia minha avó Anízia. Bem, como ia dizendo, o jovem abandonou a escola para trabalhar no roçado do seu pai, o rapaz de nome Fernando não aquentava mais ouvir seu Arnaldo (pai) o chamar de vagabundo, dizendo-lhe constantemente que escola é coisa para quem não tem o que fazer para quem não sabe o que é a vida, que aprendizado bom é aquele que se aprende na roça, no cabo da enxada e é lá que se tira o diploma que todo homem precisa ter; diploma de homem trabalhador. Arnaldo tinha uma visão distorcida da função da escola na vida do seu filho, visão está criada aparte do modo de criação o qual foi submetido. A sociedade por sua vez o impôs esse entendimento através dos acontecimentos no decorrer de sua vida, mudar a opinião deste homem rústico, matuto é uma tarefa praticamente impossível a essa altura da vida ir contra seus princípios e convicções é o mesmo que confrontar-se com um vespeiro em fúria, assim foram inúteis as tentativas de dona Neuza mãe de Fernando e esposa de Arnaldo de dar uma educação de qualidade ao seu filho, pois não conseguia primeiramente convencer seu esposo da necessidade do estudo na vida e no futuro de Fernando.
Assim como Arnaldo a sociedade possui suas formas de manipulação, no exemplo citado acima o pai teve participação decisiva na falta de formação do filho impedindo-o de estudar, a sociedade por sua vez é injusta e desiguale exerce influencia direta na vida de todos nós e essa interferência social se reflete também na educação. Oferecer uma educação de qualidade a todos sem distinção é o mesmo que dizer que todos somos iguais diante dos homens, todos somos portadores de direitos equivalentes e que exercemos livremente estes direitos. Pena, mas na pratica não é bem assim que as coisas acontecem o que se percebe claramente são as divisões classiais da sociedade e se tratando de educação qualidade e privilegio de poucos dos burgueses da questão, enquanto a base desta pirâmide injusta se contenta com as sobras, com os restos o qual ainda ousam classificar de educação de qualidade para todos, assim educação e sociedade tornam-se o reflexo, retrato fiel uma da outra!
A educação é produto do meio, suas normas e formas de aplicação são ditadas pela elite em favor quase que dele mesma, torná-la justa, melhor e eficiente é o mesmo que dar que dar a todos oportunidades iguais, porem sendo todos iguais em que um rico seria diferente de um pobre, qual seria a diferença entre os que possuem e os que não possuem fortuna se nem sua educação e diferente? Com isso presumo que mexer, reformular a educação antes de qualquer coisa exige a implantação de um novo modelo social aonde o capital financeiro não venha na frente dos direitos e das necessidades básicas da população, onde os seus recursos não sejam movidos apenas em favor de alguns. Porque a base fundamental para que todo e qualquer individual venha a ter um futuro promissor sem duvidas é construída na escola, daí a importância de uma boa instituição de ensino na vida de todos nós. O estudo é o diferencial, peça chave na busca por um emprego onde se exige cada vez mais do candidato a uma vaga alem da escolaridade normal, nível superior. Uma vez que a escola não consegue preparar o aluno para esta verdadeira batalha trabalhista este se vê desprovido de recursos se tratando de conhecimento para levar adiante suas perspectivas.
Estudo numa escola publica e como tal não possui os mecanismos necessários para oferecer uma educação e excelência aos seus alunos, mesmo assim, dentro de suas limitações possibilita a todos que se dispõe a seguir em frente e superar adversidades a oportunidade de crescer um pouco mais e caminha na direção do futuro visado, sobretudo motivar o aluno a batalhar pelos seus sonhos, seus objetivos.
As limitações de uma forma geral impedem ou no mínimo dificultam um pobre de ter perspectivas positivas, mesmo que para o futuro, às vezes quando consigo me esquecer das dificuldades percebo que adoraria cursa uma faculdade de educação física e um dia quem saber poder trabalhar com a garotada ensinando-lhes maneiras saudáveis de viver, porem
Logo desperto para a realidade e me dou conta de que as oportunidades são poucas quase remotas e que para chegar a cursa uma faculdade um dia preciso deixar o sonho de lado e procurar ganhar a vida mesmo que seja como encanador, pedreiro, pintor, trabalhador rural e entre outros, pelo menos ainda não se exige nível superior para exercer tais atividades , pelo menos onde moro. É, o problema é saber que não sou o único a enfrentar, a está nesta situação, o problema é saber que emprego no Brasil se transformou em demanda nacional, necessidade de infinita maioria da população, só me resta procurar aproveitar da melhor forma possível as oportunidades que a vida venha a oferecer, só me resta valorizar um pouco mais o meu colégio, o estudo tentando superar suas carências, procurando fazer dos fracassos, dos tropeços razoes para tentar construir acertos.





Nenhum comentário: